Codificação

Como cegos usam computadores

6 de outubro de 2019

No cotidiano, não percebemos a nossa dependência a visão, e passa despercebido todo os esforços que existe para tornar visível o mundo para 1.2 milhões de pessoas no Brasil que tem alguma deficiência visual.

E no mundo da tecnologia, existem muitas maneiras de tornar os sistemas mais incluso. A cada 5 segundos uma pessoa se torna cego ou tem perca visual significativa em todo o planeta.

E todas essas ferramentas podem ser usadas até mesmo por você. Caso você precise passar por um período que não possa usar os óculos ou tenha que passar algum tempo com a visão obstruída.

E por isso hoje nós vamos falar aqui um pouco sobre como as pessoas com algumas necessidades visuais, seja ela pequena ou até uma cegueira, possa usar computadores e celulares e terem acesso a tudo aquilo que todos nós estamos acostumados.

Infelizmente não são todos os sistemas que se preocupam em fazer as melhorias necessárias para tornar essas ferramentas melhores para seus usuários.

Mas podemos usar ferramentas como o TAW que analisa por exemplo o site e verifica se o mesmo está preparado para o melhor uso para pessoas com necessidades de acessibilidade visual.

Leitores de Tela

Desde os primórdios da tecnologia, existem programas para leitura de telas, até mesmo na era do MS-DOS existia esses softwares. Por exemplo o programa Jaws, teve suas primeiras versões ainda nessa era. Hoje em dia, além do Jaws, existem outros programas como o NVDA e Dosvox, até mesmo o próprio Windows 10 tem essa funcionalidade nativa. E funciona perfeitamente até mesmo no nosso pequeno idioma.

Esses programas fazem exatamente isso, leem o que está na tela, utilizando uma voz sintetizada. Muitas vezes você poderá escolher a voz que desejar, ou até mesmo fazer download de novas vozes. Ao selecionar um programa novo, ele vai dizer o nome do programa e o item que está selecionado.

Depois, utilizando as teclas TABs e as setas, você poderá se locomover dentro do programa, os leitores irão sempre informar o texto que está selecionado, também irá informar o que está selecionado, indicando se é link, botão, campo de edição. Dessa forma o usuário saberá o que é, e qual é a interação possível.

Tudo pode ser feito usando somente o teclado, mas infelizmente alguns programas não foram bem pensados para serem utilizados somente com teclado, e acabam não sendo compatíveis com os leitores de telas.

Há diversas teclas de atalhos que agilizam o processo e que com certeza precisa de um pouco de aprendizado para tornar tudo automático.

Nos Celulares

Nos celulares também existem esses leitores, o VoiceOver no IPhone e no Android chama TallBack, Havia também no Windows Phone, mas ele morreu.

A diferença é que nos celulares, é que você usa o seu próprio dedo, ao passar o dedo sobre algum botão ou texto o leitor ler ele para você. Na minha experiência de teste achei até mesmo mais fácil mexer no celular do que no computador, pode ser apenas uma sensação vaga de alguém que experimentou pouco, mas foi uma experiência muito interessante, como desenvolvedor de 10 anos de experiência, foi muito interessante em passar por essa experiência para tornar aqui que faço mais acessível a todos.

É claro que além de leitores existem outros softwares que podem ajudar, principalmente para quem não tem uma perda total da visão, alguns exemplos são os softwares de lupa e a própria configuração dos sistemas.

Recentemente o Gears 5, um jogo AAA da Microsoft, recebeu nota máxima de acessibilidade no site Can I Play That, e se tornando mais acessível para mais pessoas. É a primeira vez que um jogo desse padrão recebe a nota máxima no site.

O que os programas devem ter

Agora vamos ver alguns pontos que programadores tem que fazer para um site ou aplicativo se tornar acessível. Logicamente vamos simplificar.

O programa ou site tem que identificar o título da tela que está aberta. Afinal, todo mundo gosta de saber onde está no momento.

As imagens têm que ter um descritivo, para que o leitor possa dizer que há uma imagem e o que ela representa, esse descritivo não precisa ser visual, existem técnicas de acordo com a tecnologia que está trabalhando para isso ocorrer.

O idioma do site ou aplicativo deve ser identificado, isso influencia principalmente como o leitor de tela irá ler o programa, afinal, fica meio estranho um ‘leitor’ em inglês ler um texto em português.

O texto deve ter uma cor com um bom contraste sobre a cor do fundo, aliais, isso é bom até mesmo para quem não tem problema de visão.

Se houver vídeos ou sons no site, o mesmo deve ser controlável facilmente, no computador por exemplo, não pode depender do uso do mouse e você tem que conseguir dar play, pausar avançar e voltar usando somente o teclado.

O site ou o aplicativo deve ter uma boa navegação. No site por exemplo, todo o conteúdo deve ser acessível usando a tecla TAB do computador. Nos celulares, os itens não podem ficar sobreposto, ou terem uma área muito pequena ao ponto de não conseguir colocar o dedo sobre o item para ser lido pelo leitor.

Os campos de formulários devem ter sua descrição, ou label, para que o usuário possa saber o que o campo selecionado está pedindo de informação.

Claro que esses são apenas algumas alterações, mas só esses pontos já ajudam muitos aos usuários que precisam de ferramentas de leitor de telas para usufruir desses sites

Ferramentas para Programadores

Mas existem ferramentas para ajudar os desenvolvedores, por exemplo, em navegadores modernos, pode rodar uma ferramenta de auditoria de acessibilidade contido em ferramentas dos desenvolvedores.

Também há serviços web, como o TAW, que analisa o site e informa os problemas e atenções que o site deve ter para tornar ele mais acessível, depois de algumas mudanças como citadas acima, resolvemos rodar o site do TioRACLab novamente por essa ferramenta.

Um resultado bem melhor, ainda temos muitas coisas para melhorar, e continuaremos a trabalhar nisso. Na auditoria do Chrome, nosso site recebeu uma nota 97 na versão desktop e 100 na versão mobile. Mas é claro que com o tempo, iremos melhorar isso. Mas já estamos felizes em deixar o site um pouco mais acessível a todos.

Por fim

E essa foi nossa experiência de hoje, além de ser um marco no site TioRACLab, que se torna um site um pouco mais acessível a partir de hoje. Nos digas se você tem ainda alguma dúvida sobre o assunto e se você já pensou sobre ele.

Se você for uma pessoa ou conhece alguém que precisa dessas ferramentas de acessibilidade, não esqueça de acessar o nosso site e nos dar um feedback sobre a acessibilidade dele, estamos ansiosos para saber onde mais podemos melhorar e deixar o site cada vez mais acessível para todos.

Até a próxima!!

Referências

https://tnonline.uol.com.br/noticias/apucarana/45,468168,09,07,brasil-tem-hoje-12-milhoes-cegos-e-risco-cresce-por-conta-de-doencas-silenciosas

https://www.fundacaodorina.org.br/a-fundacao/deficiencia-visual/estatisticas-da-deficiencia-visual/

https://tecnoblog.net/192216/como-cegos-usam-internet-computador/

http://www.caniplaythat.com/2019/09/05/deaf-game-review-gears-of-war-5/

http://www.acessibilidadelegal.com/index.php

https://brasil.uxdesign.cc/acessibilidade-o-quanto-meu-site-j%C3%A1-%C3%A9-acess%C3%ADvel-f6e3bd7afd82

Pessoas mostrando uso de leitores de telas:

https://www.youtube.com/watch?v=SDOUbmh4cX8

https://www.youtube.com/watch?v=ldpo_Hynj80

https://www.youtube.com/watch?v=7O0tvsEjML4

Ferramentas para Desenvolvedores:

https://www.tawdis.net

https://www.w3.org/WAI/ER/tools/

Programas:

NVDA – https://www.nvaccess.org/

DOSVOX – http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/

JAWS – https://support.freedomscientific.com/JAWSHQ/JAWSHeadquarters01

Virtual Vision – https://www.virtualvision.com.br/

ORCA – https://wiki.gnome.org/Projects/Orca

Relacionados