Histórias

5 Previsões Erradas do Mundo da Tecnologia

31 de agosto de 2018

Durante os últimos anos, diversos membros do mundo da TI fizeram suas previsões do futuro, mas algumas delas foram chutes bem errados, agora vamos listar 5 previsões erradas do mundo da tecnologia e discutir se realmente foi dito, a história e seu contexto.

Transcrição do Vídeo

Abaixo segue a transcrição do vídeo

Introdução

Bem-vindo ao laboratório do TioRAC e hoje nós vamos falar um pouquinho das previsões erradas no mundo da tecnologia. Esse vídeo está sendo um pouco improvisando por conta da minha mudança,

porque eu acabei de me mudar de local de apartamento e por isso que vou fazer este vídeo um pouco mais simplificado. Mas nem por isso vai ser menos especial porque aqui comigo ao meu lado eu tenho a Lári.

E aí galera!

A Lári vai ajudar aqui nos comentários das frases vai dizer o que acha do que o pessoal previu e certamente erraram porque é esse o tema do vídeo. Não é as previsões que acertaram é as previsões que erraram, certo?

Certo!

Ok! Mas antes eu gostaria de informar a vocês que também podemos acompanhar o TioRAC Lab a partir do podcast não só mais via youtube para isso o acesse ao site TioRACLab.com ou o primeiro link aí da descrição.

Então, vamos lá?

Vamos, comentários leigos já aviso que não entendo nada do assunto!

Tá arquivado aí, todo mundo está ciente, então!

Frase de T.A.M Craven

Então vamos aqui para a primeira previsão, é do T.A.M. Craven, como ele preferia ser chamado que é abre aspas “praticamente não há chances de satélites especiais de comunicações sejam utilizadas para melhorar serviços de telefone telégrafo rádio e televisão dentro dos estados unidos”. Isso em 1961 quatro anos antes do primeiro satélite comercial ser lançado.

Satélite comercial?

Isso o primeiro satélite para uso de telefones, telégrafos, rádio, televisão, geral.

Mas quatro anos depois já lançaram o negócio que ele falou que não ia dar?

Exato!

Esse cara era da na área para falar uma abobrinha dessa 4 anos antes?

Ele era da comissão federal de comunicações dos Estados Unidos. Mas existe uma justificativa.

Naquele momento todos os satélites e todo o foco ainda estava para isso, né? Para o exército americano então ao ponto de vista dele era natural continuar assim, não era muito uma previsão errada era…

Meio que uma opinião?

Alguém meio que pode ter tirado isso de contexto. A gente fez aqui as nossas pesquisas e não há tanto conteúdo sobre isso, né? E nós, deixa eu clicar aqui e verificar. Isso foi retirado de um livro chamado em inglês, né? O meu inglês é ótimo, então vamos rir um pouco: “Never in a Million Years” uma tradução literária de nunca “Nunca em um milhão de anos” é um livro falando de previsões erradas, porém não ficou muito claro para nós aqui quando e onde esse termo essa frase foi utilizado e aí fica um pouco complicado. Mas essa frase vira e mexe aparecem em listas de previsões erradas na área de tecnologia.

Ela pode ser na verdade apenas uma opinião, né? Na verdade. Não como que nunca poderia ser usado para! Mas que a probabilidade de não ser usado para entretenimento televisão e etc seria grande, sei lá!

Entendo! Ok, vamos para próxima frase, então?

Próxima frase!

Frase de Thomas Watson

Esse aqui é de um ex CEO da IBM. “Creio que no mundo inteiro talvez haja lugar para 5 computadores no mercado”.

Ah! A pessoa não sabia que a gente até computadores dentro do bolso, né?

Isso é fato! Porque essa mensagem foi dita por Thomas Watson presidente da IBM em 1943, aliais, tipo a segunda guerra mundial nem tinha acabado, né?

Não tinha noção de quanto a tecnologia ia evoluir, né? Ne, o quanto o computador poderia ser necessário.

A própria ideia de computador era diferente, era uma coisa muito mais mecânicas. Até mesmo se a gente vê aquele filme né das mulheres é das…

Estrelas…. estrelas da Nasa?

Não! não era esse nome, mas..

Estrelas Além do Tempo!

Isso esse filme! Os computadores eram as próprias mulheres praticamente. Só depois que a IBM trouxe, lá no meio do filme, né? Um computador mainframe e que era algo bem complexo, mas isso já era quase um ano 60.

Aliás recomendamos esse filme!

Agora imagine em 1943! Era realmente o mercado atual pra ele, né? Daquele momento.

Além disso o autor Kevin Maney, não sei como é que fala. Tentou encontrar a origem dessa situação em um documentário, mas não encontrou nenhum discurso ou documento de Watson falando, tendo exatamente essa frase, né? A primeira atribuição essa frase a Watson foi encontrada no livro chamado “The Experts Speak”, um livro escrito por Christopher Cerf e Victor S. Navasky em 1984. 40 anos depois, né? No entanto a citação nesse livro é escrita por Morgan de outro livro fatos e falácias e nesse outro livro aparentemente ou não foi encontrado por ele ou não foi achado essa falácia então pode ser que houve algum desentendimento ai meio.

Talvez nem seja dele!

Talvez não seja dele! Então essa foi a nossa segunda frase. Bora pro próximo ou alguma dúvida?

Não!

Não! Ok vamos para essa frase que fala um pouco mais polêmica então vamos lá!

Frase de Ken Olsen

Abre aspas “Não há razão para qualquer indivíduo ter um computador em casa”.

Ah tá!

Essa frase foi dita por Ken Olsen fundador da DEC em 1977.

Meu 77

77 já havia computadores pessoais…

É, então! O cara tá viajando na maionese?

Vamos pesquisar aqui, Pesquisa rápida ó o teclado!

É 1977 o Apple 2 ou seja já foi a versão uma mais bonitinha do primeiro computador da Apple, no mesmo ano. Essa empresa não existe, mais no site Quote Investigator eles fizeram uma pesquisa em cima dessa frase. A primeira citação atribuída, né? Para essa pessoa foi na Creative Computing uma revista em 1980, de um funcionário que trabalhou na DEC nos anos 70 que comentou falando a sua

conversa com Gordon Bell que é outro funcionário, ali. Então, assim. É um telefone sem fio, né? Quem falou, ouviu de outro que disse que foi lá. O por Ken Olsen falou que nunca falou essa frase mas existe uma história muito interessante por trás disso. Porque os diretores desta empresa da DEC, né? Eles tinham em casa no terminal burro que não era considerado um computador. Eles viam isso como o futuro da computação. Onde o computador estivesse em um outro lugar e o terminal da sua casa e que realmente era assim uma especulação da época muito forte e de repente foi tirado um pouco desse contexto, tipo, em vez de, eles queriam ir para este caminho e não para um computador que processe tudo localmente.

É mas a gente tem que pensar também para que que era usado o computador pessoal naquela época.

Pois é! Eu acho que o computador pessoal daquela época servia apenas para você ficar trocando de disquetes.

Então! Talvez seja nesse contexto também, né? Tipo um computador pessoal naquela época, não tem… Seria para um uso específico, né?

Fica a dica de assistir à história do MS-DOS aqui no canal mesmo, para vocês entenderem um pouco como era um sistema antigamente, era bem diferente do de hoje em dia, né?

É no vídeo do MS-DOS dá para entender do que esse cara está falando, né? Porque afinal um computador naquela época não tem nada a ver com que é hoje.

Exatamente! Acho que é um caminho muito interessante para ser olhado e estudado. Mas a conclusão do Quote Investigator é que não daria para dizer que foi O Ken Olsen que falou essa frase. É não tem como afirmar: Foi ele quem disse essa frase isso é um ponto interessante.

Primeira Frase de Bill Gates

Bora para próxima frase? Agora nós temos as duas últimas frases, nós temos aqui do doutor Bill Gates. Ele não é doutor, mas tem dinheiro pra ser chamado de doutor.

A primeira delas, acho que é mais famosa é que ele escreveu no livro “The Road Ahead”, não exatamente com essas palavras, mas o que ele escreveu do entender que a internet é uma novidade e

que acabaria para dar lugar ao lugar algo muito melhor. Era uma novidade ou era uma moda, né? E que daria algo muito melhor.

É, na verdade se você parar pra pensar, a internet que ele diz é a internet daquela época, né? Você pensar que cada evolução dessa tecnologia é algo novo, ele tem razão.

É a internet, a tecnologia base dela não mudou muito, né? Acrescentaram novas coisas, então fica até ai uma definição filosófica, uma definição filosófica em cima disso tem que ser feito. o que é aquela internet?

O que é a internet? O que ele quer dizer com a internet ai? A internet atual que existia, a internet a tecnologia em si. Porque se você pensar, hoje em dia a internet não a mesma coisa do que era.

É não é mesmo e seria a mesma coisa que aquilo lá, você troca as madeiras de um barco se você trocar todas, ele ainda é o mesmo barco? Então aí fica aquela filosofia para se pensar. A questão é que este livro foi lançado em 1995 um ano depois este livro teve uma nova edição com um capítulo inteiro dedicado à internet.

Tipo vamos explicar essa frase!

Exato, né? Enfim, não foi uma coisa assim que também podemos dizer exatamente que era algo que a gente entendia isso de uma parte do livro, né? Mas também era uma época que ele não tentou prever achou que podia vir algo melhor a internet tinha, dava espaço para ter algo melhor.

Para evoluir, né?

Para evoluir. De certa forma evoluímos, né? Ou não? Ai fica um contexto filosófico para gente pensar e decidir.

Ah, não! Evoluiu.

Próxima frase do Bill Gates então?

Bill Gates!

Segunda Frase de Bill Gates

Bill Gates. Essa frase aqui é abre aspas “Ninguém precisará de mais de 640kb de memória em um computador pessoal” fecha aspas.

É… quanto tem meu pendrive mesmo?

Um pendrive simples hoje, tem 4 gigas?

Então 4 gigas são 4096 mega bytes que cada mega bytes é 1024kb é alguns twittes.

A pessoa não sabia o que era Autocad, Revit na época, né?

Essa frase foi dita de acordo com as pesquisas aqui, em 1981.

Lembrando que todas essas frases, eu não disse isso no começo, mas todas essas frases foram tiradas em algumas listas de sites, de portais grandes de tecnologias, eu não vou listar aqui para não dar polêmicas. Que fizeram listas de previsões erradas e objetivo desse vídeo era justamente isso, né? Dar um pouquinho de luz essas previsões e dizer que nem sempre é tão simples assim. Não é fácil prever. E as vezes as previsões que esses portais descrevem não são fatos, né? Eles não vão atrás dos fatos e por isso que a gente não resolveu só falar as previsões erradas e contextualizar. Porque a gente olhar o historicamente aqui, tirando essa última do Bill Gates, não a do livro, né? Todas as outras assim algumas

São passíveis de interpretação…

É passível de interpretação. Tem muitos problemas, neste caso também o quoteinvestigator.com fez uma pesquisa. Já vou adiantando que na conclusão não tem como provar que foi o Bill Gates que falou

isso, em várias entrevistas Bill Gates negou de ter dito isso.

Mas mesmo que tivesse dito não ia falar que foi.

Tem coisa que a gente pode negar até a morte.

Mas para quem é usuário de computador mais antigos deve se lembrar que o MS-DOS na época lá, ele tinha um problema de trava de memória de 640kb que você precisava… o Windows conseguia ultrapassar isso, né? Mas se precisava liberar, ele tinha 640kb primordiais que você não conseguia muito se liberar daquilo, né? Você teria que sempre fazer alguma coisa para poder utilizar mais memórias, né? E o ano 1981 é pra quem viu e lembra do vídeo do MS-DOS foi o ano do lançamento da primeira versão do MS-DOS e do Personal Computer da IBM que tinha e 640 kb de memória para ser utilizado.

É a gente pode até pensar que como é o primeiro computador, tal. Ligar com outra frase, para que servia esse computador, né?

É o 640 pode ser uma frase da que ele diz, mas não como previsão, mas como uma coisa assim, tipo olha a gente ter um mega disponível que é o que eles tinham e a gente precisa deixar 640 para as aplicações que ninguém mais precisará usar do que isso. E na época 640 era realmente…

Bastante! É era o suficiente.

Era o suficiente, porém como disse que eles fizeram investigação não tem como provar que o Bill Gates e que a coisa mais provável é que houve uma confusão aí de uma coisa assim tipo mais local de tempo do que uma previsão do futuro.

É, eu não consideraria essa frase uma previsão. Acho que é mais local. Referente a um computador pessoal é o da época.

É o da época. Bom! Essa foi a nossa última frase.

Fonte e Referências

Relacionados