Gaming

Como jogar on-line jogos de MS-DOS em 2019

30 de abril de 2019

Na era do ouro dos jogos de MS-DOS, os jogos em sua maioria eram focados em single player. Já que a internet estava se engatinhando naqueles tempos.

Mas nem por isso os desenvolvedores de jogos deixavam de dar suporte para uma jogatina com seus amigos, e cada jogo tinha à sua maneira de resolver isso.

Claro que os jogos com tela divididas tinham a preferência no multiplayer, mas existiam outras opções menos exploradas pelos usuários por conta das limitações das tecnologias.

Alguns jogos davam suporte ao uma conexão via cabo serial, que era uma antiga conexão que existia nos computadores, onde os mouses eram conectados, por exemplo. Mas era possível usá-lo para conectar dois computadores.

Outros jogos usavam o modem para você pode jogar com seu amigo, fazendo uma ligação pelo telefone para ele. Claro que os pais não gostavam das contas de telefones quando fazíamos isso.

Já os jogos mais modernos, usavam um protocolo de rede chamada de IPX, Que não vamos aprofundar o que é, mas vamos dizer que os computadores estavam todos conectados na mesma rede.

.Cada uma dessas antigas tecnologias tinha seus pontos fortes e fracos, e o melhor de tudo isso é que podemos emular tudo em um computador moderno com uma certa facilidade, graças ao nosso amigo de sempre o DosBox.

DosBox

O DosBox emula o bom e velho MS-DOS, só que ele é um software bem completo, e não vamos nos aprofundar muito no que ele pode fazer, nós vamos apenas dar uma pincelada para que você possa rodar o seu jogo antigo nele. Sim, o jogo vai rodar dentro dessa caixa maravilhosa.

Você pode fazer download do DosBox acessando http://www.dosbox.com. Ele está disponível para Windows, Linux e MAC. Basta acessar o site e fazer download de acordo com seu sistema e executar a instalação.

Após de instalar o DosBox, você pode executá-lo e ao abri-lo, não se assuste com a tela preta que vai abrir, era assim o MS-DOS na época que ele existia, rodando no seu PC atual

Configurando Arquivos no DosBox

Você vai precisar dizer para o DosBox qual pasta do seu computador que está os arquivos do jogo que você quer jogar, para isso você via digitar um comando.

mount c [pasta do jogo]

No meu exemplo, eu coloco c logo depois do comando mount, para dizer que essa pasta do meu computador vai ser reconhecida com a letra C dentro do DosBox, não precisamos compreender isso a fundo. Só mete o C ai que dar certo.

E por fim eu coloco o caminho completo da pasta do meu computador onde estão os arquivos do meu jogo e aperto enter.

Uma mensagem vai informar que deu certo, como essa que você vê. Se houver erro pode comentar aqui embaixo a mensagem que eu ou alguém responde para ti.

Agora você pode acessar os arquivos, basta digita c: e apertar enter

Você pode seguir os mesmos passos para poder ler os arquivos de um CD do jogo que você queira instalar dentro do DosBox, mas trocando a letra C para D e passando o caminho dos arquivos do CD.

Agora nós temos os arquivos do jogo acessível dentro do DosBox. Você pode inclusive jogá-lo e ir configurando a placa de som, sim os jogos de DOS você tinha que ficar configurando a placa de som, para as músicas e os efeitos sonoros funcionarem corretamente. Por padrão o DosBox vem compatível com Sound Blaster 16.

Hamachi

Mas agora nós entramos na parte mais difícil, a conexão, juntar topologia de redes antigas em um mundo moderno não é tão simples assim, o modo Hard nós teríamos que redirecionar portas do roteador para seu computador e tudo mais que canso só de pensar. Porém, aqui nós somos preguiçosos e vamos para o modo fácil, que é instalar um software que coloca você e seus amigos em uma mesma rede virtual.

Para isso vocês terão que instalar o Hamachi, acessando http://vpn.net. Talvez tenham outros softwares para isso, mas eu uso ele hoje em dia, e ele é Free para até 5 pessoas. Então, para nós serve.

Acessando o site você faz o download e instala a versão de acordo com o seu sistema operacional.

Após da instalação, você e seus amigos vão precisar criar um usuário e uma senha.

Apenas um de vocês vai clicar em “Criar nova rede” e digitar um nome e uma senha e vai passar essas informações para todos os demais que irão jogar também.

Os demais, vão clicar em “Entrar em rede existente” e digitar o nome da rede criada e a senha. Se tudo der certo, todos os seus amigos estarão listados no Hamachi.

E pronto, pulamos um monte de etapas complicadas de rede que seriam bem chatas, mas se você tem curiosidade de como seria essas etapas, comenta abaixo que se houver pessoas interessadas posso fazer um vídeo mostrando como jogar on-line jogos de MS-DOS sem o Hamachi no futuro.

Configurando DosBox

Como os jogos não tinham um padrão, nós teremos que passar as configurações com as três topologia ditas antes, Serial, Modem e IPX. Pois alguns jogos davam suporte apenas há uma das tecnologias ou a outra, as vezes para as três é complicado. Aqui a escolha via depender muito do jogo que você está querendo jogar. As três tecnologias mostraram performance parecido no jogo, mas o processo de conexão é um pouco mais complicado em um do que em outra.

Aqui nós vamos passar na ordem daquela que achamos melhor de usar até a pior, começando então pelo formato IPX.

IPX

IPX é um protocolo de rede que quase não é utilizado hoje em dia, mas era bem utilizado na época desses jogos. O DosBox permite nós emular o IPX no TCP/IP que é o protocolo da internet que você e eu usamos hoje. Mas não precisa pegar o livro de redes do Tanenbaum, porque o DosBox facilita tudo para nós.

Nós recomendamos essa tecnologia acima das outras porque além do processo de conexão ser bem simples, a maioria dos jogos que davam suporte a ele funcionaram sem problemas e é a única das tecnologias que vamos passar aqui que suporta mais de dois jogadores simultâneos.

No nosso exemplo nós vamos usar o jogo Warcraft 2, você pode ver o gameplay rodando online lá no Canal KNS, tem link na descrição.

Configurando IPX

Para isso todos devem habilitar o IPX no DosBox antes de abrir o jogo, isso se faz digitando “ipx true” e apertando enter. Nenhuma mensagem vai ser mostrada, mas isso já habilitou o IPX, agora precisamos fazer a conexão.

Apenas um dos jogadores vai digitar no DosBox “ipxnet startserver” a apertar enter. E se tudo correr bem ele vai dizer que o servidor foi iniciado com sucesso nessa mensagem maluca que tu está vendo.

Em seguida todos os demais vão digitar ipxnet connect [IP do servidor] , o IP do servidor é um identificador que vai aparecer lá no Hamachi. Basta pegar esse identificador do amiguinho que digitou o comando “ipxnet startserve”, todos vão digitar passando o IP daquele que rodou esse comando. E se tudo der certo vai aparecer essa mensagem.

Agora é só abrir o jogo e jogar on-line. Isso vai mudar um pouco de jogo para jogo, mas você está vendo os passos que fizemos no Warcraft 2, onde um criou a sala e os demais apenas conectaram. Na maioria dos jogos os passos serão parecidos com esses que você está vendo. Não difere muito do que vemos hoje em dia.

Serial e nullModem

O problema do IPX é que muitos jogos não lhe dão suporte, principalmente aqueles mais para o início da década de 90. A segunda tecnologia que vamos recomendar é via serial. Antigamente você poderia conectar dois computadores usando um cabo que você conectava na porta serial, entre os dois computadores, é usado um adaptador chamado nullmodem, ou as vezes o cabo já era próprio para isso, sem precisar do adaptador. Mas felizmente para nós o DosBox simula esse trabalho todo substituindo pela internet, sem precisar de nenhum cabo. Nós testamos essa tecnologia com um jogo chamado Z. Que você pode ver o gameplay também lá no canal KNS e também vai está na descrição.

E assim como IPX, antes de abrir o jogo nós temos que digitar um comando, por conta da natureza dessa tecnologia, apenas duas pessoas podem se conectarem. Um dos jogadores vai digitar no dosbox “serial1 nullmodem port:50000” dessa forma ele vai esperar a conexão do outro jogador, que irá digitar logo em seguida “serial1 nullmodem server:[ip do servidor] port:50000”. O ip do servidor é descoberto da mesma forma no IPX, olhando no Hamachi o IP do jogador que digitou o primeiro comando.

Agora é só abrir o jogo e iniciar uma conexão, isso vai depender de jogo para jogo, você está vendo como fizemos a configuração no jogo Z. Mas muitos jogos essas configurações são feitas rodando o comando setup.exe, e lá você faz a conexão. Por exemplo no jogo Duke Nuken 3D, onde você escolhe a conexão via Modem no Setup, e depois você seleciona “Já estou conectado” e após disso o jogo é aberto. São duas maneiras para o mesmo resultado.

Modem

A última tecnologia é o modem, nós tivemos muitas dificuldades de emular essa tecnologia no DosBox, mas alguns jogos somente suportam esse tipo de conexão. Por conta disso somente recomendamos essa tecnologia nesses casos. Você pode ver o gameplay do Whacky Wheels do canal do KNS, link está na descrição também.

Muitas tentativas e erros vão ser necessários para fazer o modem funcionar e não garanto que conseguiremos, aqui por exemplo não consegui fazer o saudoso Grand Prix II funcionar, porque o mesmo só suporta modem e não conseguimos configurar no jogo corretamente.

No modem nós teremos novamente apenas dois jogadores, devido a sua natureza, já que está emulando uma conexão feita via telefone.

No DosBox, ambos os jogadores vão digitar “Serial1 modem” apenas isso, a conexão em si é feita no próprio jogo, ou no Setup do jogo, No Doom é no Setup.

Esperando Chamada

Um dos seus amigos vai escolher em receber a ligação e o outro em fazer. Aquele que vai receber a ligação vai fazer a configuração primeiro. Encontrando onde fazer as configurações de modem, vai digitar a String de conexão como “ATS0=1” isso vai mudar um pouco de jogo para jogo, mas a maioria permite você fazer essa conexão manualmente. Após configurado, você irá clicar em “Esperar chamada”.

Fazendo Chamada

Agora o outro amigo irá iniciar o jogo e procurar as mesmas configurações de modem, mas vai digitar outra configuração, e aí que está o problema, a configuração pode diferenciar de jogo para jogo, uma colocando o IP na string de conexão ou passando o IP no número de telefone.

No primeiro caso, você vai configurar o a string de conexão como ATDT e o IP do amigo que espera pela conexão, como é mostrado.

Mas em outros casos você vai deixar apenas o ATDT e vai colocar o número de telefone com o IP do seu amigo, lembrando que você pega o IP lá no Hamachi. Nesse segundo caso o IP deve ser sempre digitado em três dígitos e sem os pontos, então se entre um ponto e outro do IP tiver apenas 1 ou dois dígitos, deve ser completado com zeros a esquerda sendo assim o número do telefone sempre vai ter 12 dígitos. E as vezes o jogo não permite número tão grandes… pois é….

Se você tiver sorte, você vai clicar em fazer ligação e a conexão será feita, senão, terá que se borbulhar na internet para encontrar o problema.

Lojas Virtuais On-line

Hoje em dia muitas pessoas têm acessos a esses jogos antigos usando plataforma como a Steam e o GOG. Mas para nossa sorte é possível sim jogar esses jogos on-line usando jogos comprado nessas plataformas e fizemos os testes em ambas as plataformas, mas o processo será parecido em qualquer outra loja virtual. Ambos os casos você ainda vai precisar do Hamachi para fazer a conexão.

Steam

Na Steam usamos o jogo Whacky Wheels como teste, e o primeiro passo é encontrar a pasta do jogo, normalmente será esse caminho doido que você está vendo na tela:

C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common\

Ao abrir a pasta do jogo, você vai ter que encontrar um arquivo com a extensão “.conf”, pode mudar o local de um jogo para outro, mas normalmente você vai achar assim que abrir a pasta do jogo. No exemplo do Wacky Wheels o arquivo se chama “Wacky.conf” e está dentro de outra pasta com o mesmo nome do jogo. Abrindo esse arquivo você poderá alterar os comandos de inicialização do jogo, basta ir lá no final do arquivo e antes do comando de abrir o jogo, você coloca o comando da tecnologia de conexão que queira ou possa usar, como já vimos nesse vídeo. Lembrando que essa configuração pode mudar de jogador para jogador. Após disso basta iniciar o jogo, sempre aquele que for o servidor abrindo primeiro que os outros.

GOG Galaxy

No GOG, é incrivelmente mais simples, fizemos o teste jogando Shadow Warrior, você pode ver o gameplay no canal KNS, link na descrição, é claro. Usando o GOG galaxy basta selecionar o jogo clicar na opção mais, clicar em “Outro” e por fim clicar em “Run Multiplayer Game”, o primeiro jogador vai selecionar “Start Network Host Game” e clicar em Start e em seguida os demais vão clicar em “Start Network Client Game” e clicar em start, nesse caso o GOG vai pedir o IP do Host, basta digitar o IP do que iniciou como Host encontrado no Hamachi e clicar em OK. Pronto o GOG fez tudo para você.

Por Fim

Esperamos que tenhamos ajudado com sua jogatina on-line com jogos antigos. Se você tentou fazer esse processo para jogar com seus amigos conseguindo ou não nos compartilhe comentado sua experiência abaixo nos dizendo como foi o processo todo se teve muitas dificuldades e qualquer dúvida que possa surgir.

Relacionados