Outros

Fakes e seus Custos

23 de setembro de 2018

Nesse nosso vídeo temos como objetivo mostrar a facilidade de criar um fake em qualquer site e sair espalhando mentiras sem precisar usar nenhum tipo de editor de imagens.

Transcrição do Vídeo

Introdução

Aeeeeee!! Ganhamos o Oscar de Curta de documentário em 2018.
Dúvida?? Olha só está aqui no site do G1. Viu???
Não acredita ainda? Está no site do Omete também!
Se tem em dois sites não pode ser Fake! Ou poderá???

O Problema

Bem-vindo ao laboratório do TioRAC, antes de mais nada, gostaria de lembrar que também estamos em formato de podcast. Acesse nosso site para saber como ouvir via podcast. Dado recado, bora para o nosso vídeo, que será bem curtinho hoje.
Em ano de eleições e uma época tão polarizada, podemos está sofrendo com uma atmosfera cheia de mentiras de pessoas mal-intencionadas que queiram fazer você acreditar que o lado delas são melhores.
Em uma democracia, como atualmente é no Brasil, nada é mais belo e importante do que a diferenças de ideologias. A sua discussão e debate entre opositores nos levaria para frente com a diversas ideias diferentes, que tenta abranger o máximo das pessoas que vivem nesse imenso país.
Mas nem todos pensam assim, gritando suas opiniões e desdenhando de qualquer um que pense diferente acreditando que o mundo seja uma grande competição para ver quem trás mais pessoas para seu time. E nessa competição vale tudo até mesmo espalhar mentiras ou ser especialista sobre um assunto que jamais leu um livro.
Somando isso com o viés da confirmação, que faz pessoas desavisadas acreditarem em uma mentira que se repetiu muitas vezes e as redes sociais que dão um maior alcance as suas ideias, acabamos criando a era desinformação. Onde tudo pode ser verdade.

Criando Fake

Não irei martelar aqui o jargão “Sempre verifique as fontes”, por que em uma época tão corrida e sem tempo de hoje, quem irá ficar verificando a verdade de cada coisa que pipoca na internet.
Mas irei mostrar o quanto é fácil criar um fake, sem photoshop, e nenhum editor de imagem. Tudo que você precisa é um navegador de internet, como o Chrome ou Firefox, pode ser até mesmo o falecido Internet Explorer. Para isso ele ainda serve…
Todos esses navegadores tem uma ferramenta de desenvolvedores que permite verificar todos os elementos do site. Essa ferramenta permite mudar tudo no site aberto, veja como fica o Facebook nas cores do TioRACLab. É dessa maneira que extensões de navegadores mudam as cores de sites conhecidos, as vezes para disfarçar, às vezes, só para ficar com outra cara mesmo.
Assim como posso mudar o layout do site, também posso mudar textos escritos, podemos por exemplo mudar esse twitter do Neymar falando bem do TioRAC Lab!!!
Aee Neymar, sabia que você tinha bons interesses!!!!
Podemos até mesmo simular uma resposta época contra aquela pessoa que você não curte muito só para compartilhar com a galera…
Heehehehehe… Nunca mais esse tiozinho fala se é pavê ou para comer.
É possível até mesmo simular aquelas piadinhas no Whatsapp… E você aí combinando com seu amigo uma conversa fake para poder printar. Muito mais fácil assim.
E foi usando essa ferramenta que colocamos nós como vencedores no Oscar 2018 nos sites do G1 e do Omelete
Essa ferramenta existe para desenvolvedores dos sites possam corrigir erros de layouts dos seus sites, mas infelizmente as pessoas podem utilizar elas para criar ‘verdade’ que não existem. Fazendo muitas pessoas acreditarem em uma print, que apesar de não ter sinais de retoques de photoshop, era foi totalmente criada.
Junta isso, e o crescimento de perfis bots que vem crescendo na internet, que podem postar qualquer coisa, sem uma consequência na vida real. E temos uma verdadeiro apocalipse das informações.

Fim

Chegamos ao final do vídeo. Nosso objetivo aqui era apenas mostrar o quão fácil é gerar fakes com prints de sites da internet e das redes sociais. E apesar de fácil, as consequências infelizmente são enormes. Por isso, não aceite como verdade nada que você recebe do whatsapp ou ver nas redes sociais
Compartilhe esse vídeo para seus conhecidos para eles entenderem o quanto é fácil gerar fake e entenderem o porque não podem acreditar em tudo.
E como desabafo, não odeie ou critique severamente alguém que tem uma opinião diferente da sua. Independente do assunto. As pessoas buscam o que acreditam o que é melhor para si mesma, de acordo com suas experiências pessoais.
E até o próximo vídeo… Fuiiiiiii

 

Fontes e Referências

 

 

 

Relacionados