A poucos dias atrás a Microsoft disponibilizou no GitHub o código fonte do gerenciador de arquivos, feito inicialmente para o Windows NT 4. O Gerenciador de arquivos apareceu inicialmente em 1990 no Windows 3.0, sendo uma substituição para Windows ao MS-DOS Executive. Com lançamento do Windows 95, o gerenciador de arquivos foi substituído pelo Windows Explorer, mas foi mantido até o Windows ME.
Código Fonte do Gerenciador de Arquivos
O código fonte foi disponibilizado em 6 de abril de 2018 e foi retirado do Windows NT 4.0, sua última versão em 32bits. E foi mantido em duas ramificações de código:
- original_plus tag: Que tem o código original com mínimas alterações para rodar no Windows 10 e ser compilado no Visual Studio 2015 e Visual Studio 2017.
- original_plus: Contém algumas alterações funcionais feito pelo programador desde 2007.
O projeto está aberto para que as pessoas contribuírem e sugerirem alterações. Mas para nós, o mais interessante do código disponibilizado é para contexto histórico, essa pequena ferramenta da Microsoft fez parte do dia a dia de muitas pessoas que usaram computadores pessoais nos anos 1990.
Usando no Windows 10
Caso tenha interesse em matar saudades ou ter uma sessão nostalgia dos anos 90, nós criamos um pequeno passo a passo para você rodar o Gerenciador de Arquivos no seu Windows atual:
- Acesse o site do WinFile no GitHub clicando aqui.
- Faça download do arquivo “Winfile_orig_plus.zip”.
- Descompacta o conteúdo em uma pasta do seu computador.
- Execute o arquivo “Winfile.exe”.
- Opa, deu erro??? O Winfile precisa de uma dependência VS2015 C++ runtime, você pode fazer download no site, é o último link.
Agora é só se divertir.
Referências e Fontes
- GitHub do Microsoft/Winfile
- Wikipedia do File Manager
- Wikipedia do Gerenciador de Arquivos
- Notícias sobre File Manager